A Medicina Antroposófica tem na sua base além da estruturação quadrimembrada do Homem com o seu Corpo Físico, Corpo Vital, Corpo Anímico e uma Organização que abriga o Eu, a imagem trimembrada com os Sistemas Neurosensorial (Pensar), Rítmico (Sentir) e Metabólico Motor(Querer).
Essa maneira de vivenciar o Ser Humano nas suas características mais ligadas às bases do Pensar, Sentir e Querer desempenha um papel fundamental nas inúmeras terapias de bases antroposóficas e aqui, principalmente ao falarmos da Massagem Pressel.
O conceito de Saúde para a medicina Antroposófica não é a ausência total de doenças e sim um estado equilibrado entre as forças derivadas da dinâmica neural e sensorial e das forças metabólicas e de movimento. Dessa mescla, nasce o terceiro elemento equilibrador, o ritmo. O Sistema Rítmico é aquele que em si contém as bases para um estado harmónico saudável.
Na massagem Pressel ,o terapeuta é conhecedor dessas dinâmicas e irá através da técnica que a própria massagem tem ,trabalhar de maneira rítmica fazendo fortalecer ainda mais as forças curadoras do Sistema Rítmico.
Assim, a pessoa irá ser estimulada nas suas dinâmicas interiores sempre e intencionalmente ao equilíbrio regenerador.
A Massagem Pressel pode ser usada tanto em situações de desarmonias como em situações preventivas e de manutenção da harmonia saudável.
Em situações onde o desequilíbrio da balança saudável tende ao aparecimento de patologias conhecidas é importante uma aproximação do terapeuta com o médico visando um diálogo de trocas e de acréscimos de impressões sobre e para o bem estar do paciente.
Dr. Mauro Menuzzi