Simeon Pressel nasceu em Hilperstau (Alemanha) numa família adepta de um estilo de vida mais natural e próximo da natureza. Em criança apresentava uma saúde frágil, por esta razão desde muito cedo vivencia os benefícios da massagem como uma terapia importante no restabelecimento e fortalecimento da saúde.
A sua biografia tem importantes golpes do destino, determinantes no percurso da sua vida. Aos 24 anos termina a sua formação como médico e pouco depois conhece a antroposofia de Rudolf Steiner a qual amplia a sua prática de medicina para áreas mais espirituais. Em 1945 perde a mulher e os filhos no único bombardeamento na sua vila Bayreuth (Alemanha), pouco depois já quase no fim da II Grande Guerra é feito prisioneiro pelos russos. Durante 5 anos é confrontado com duras circunstâncias de privações físicas e anímicas. A sua experiência como médico antroposófico será fundamental para enfrentar as adversidades e apoiar os companheiros. O trabalho espiritual e meditativo com o complemento da massagem e euritmia, permitiram resgatar as forças de vida para enfrentar a obscuridade daquela experiência destruidora que todos enfrentaram.
Findos estes anos, voltará a casar e a construir uma nova família. Estabelece a sua vida profissional em Stuttgart (Alemanha) onde abre um lugar de consultas médicas e desenvolve um novo método de massagem, que virá a ficar conhecido como Massagem Pressel.