O Dr. Simeon Pressel uniu a sua experiência de vida aos seus conhecimentos antroposóficos do ser humano, e criou uma massagem com movimentos estruturados e rítmicos, que promovem e estimulam as forças vitais que actuam no interior do ser humano. As forças vitais são o suporte da vida orgânica e anímica.
Através do MOVIMENTO a vida acontece dentro dos organismos, seja no reino humano, animal ou vegetal. O corpo humano deve a sua existência à coordenação sábia de processos dinâmicos complementares. Os processos físicos conhecidos têm por trás, também, estruturas não físicas igualmente organizadas. A massagem Pressel tem como base de trabalho as dinâmicas e estruturas estudadas de acordo com os conhecimentos da medicina antroposófica. Com a massagem promovem-se os movimentos internos que uma vida saudável produz naturalmente no ser humano, a homeostasia. Desta forma podemos contribuir para colmatar e compensar falhas de uma vida sedentária, de stress ou outras formas que descompensem o funcionamento integrado e completo do ser humano.
Como promovemos esse movimento?
A imagem tripartida do ser humano. O massagista através dos movimentos, reproduz a imagem arquetípica do ser humano.
O ser humano tal como o conhecemos deve a sua existência terrena ao funcionamento dinâmico dos sistemas neuro-sensorial (SNS), rítmico (SR) e metabólico-motor (SMM) (que conhecemos mais comummente como cabeça, tronco e membros). O sistema neuro-sensorial é responsável por toda a coordenação nervosa do funcionamento orgânico. O sistema metabólico produz e coordena toda a energia necessária para o funcionamento orgânico e motor. Entre estes dois sistemas temos o sistema rítmico, apoiado por dois importantes órgãos: coração e pulmões. O SR é o grande responsável pela coordenação e harmonização do SNS e SMM.
Para compreender melhor este processo ajuda interiorizar o conceito de POLARIDADE. A polaridade faz parte da dinâmica inerente à vida, alguns exemplos para ilustrar: dia e noite, expiração e inspiração, expansão e contração etc. Os SNS e o SMM são sistemas com dinâmicas muito diferentes, de certa forma polares e uni direcionados. O SNS tem na base o sistema nervoso, a sua qualidade é de precisão e estrutura. O SMM é responsável pelo metabolismo que se regenera e cresce constantemente, que permite a produção de energia. A massagem Pressel na sessão de Pernas trabalha e reproduz movimentos precisos e estruturados (característicos do sistema polar SNS) estimulando uma resposta do SMM, na sessão seguinte de Costas utiliza uma dinâmica das forças calóricas e de movimento (características do SMM) estimulando a actividade do SNS. A dinâmica entre as polaridades activa e intensifica o funcionamento do SR que procura o equilíbrio.
O RITMO existente em todo o trabalho da massagem é também ele parte da ferramenta de trabalho. As mãos plasmam diferentes ritmos consoante as dinâmicas pretendidas. O ritmo utilizado entre sessões é também ele um tempo terapêutico de resposta interior, que completa a massagem. É importante perceber que tudo o que fazemos de fora para dentro são estímulos e que o trabalho corporal e anímico só fica completo com a resposta individual, de dentro para fora.
Seguindo esta linha de pensamento, introduzimos agora a ideia de TEMPO. Tudo tem um tempo e todos temos o nosso tempo próprio.
A aceleração da vida actual “moderna” é um dos factores que nos fazem adoecer. Muitas vezes a doença surge porque não é dado o tempo e o espaço próprio que os processos necessitam.
A massagem Pressel precisa de tempo, para que os processos de cura e transformação aconteçam. A continuidade no tempo, traz a possibilidade de um despertar da consciência do nosso eu profundo. Permitindo mudanças de comportamento e alterações no caminho da vida.