Medicina Antroposófica

Medicina antroposófica e terapias complementares.

Texto por Dr. Mauro Menuzzi

Segundo a Antroposofia, cada elemento, substância e ser vivo sobre a face da Terra fazem parte de um conjunto harmónico que respira como um verdadeiro “cosmo” vivo. Esse “cosmo” possui um aspeto sensível, visível e mensurável com o qual nos relacionamos através de nossos sentidos e que compreendemos racionalmente através da nossa ciência académica, mas também possui um conjunto de forças não visíveis, o seu aspeto imaterial ou suprassensível. Para a Ciência Espiritual de Rudolf Steiner, esse campo suprassensível é tão real e passível de ser estudado, quanto o mundo material. O ser humano ocupa uma posição muito peculiar dentro dessa cosmovisão. Ele é considerado uma imagem condensada desse mundo ao seu redor. Um microcosmo em permanente interação com o macrocosmo material e espiritual.

A Medicina Antroposófica veio ampliar os conceitos da medicina convencional com a imagem do Ser Humano segundo a Ciência espiritual fundada por Rudolf Steiner, a Antroposofia.

Nunca em nenhuma abordagem médica até então a importância do trabalho conjunto com ferramentas terapêuticas foi tão valorizado e visto como um complemento muito importante ao médico e ao paciente.
Assim, no início da Medicina Antroposófica, a Euritmia Terapêutica foi a grande ferramenta complementar ao trabalho da medicina.
No decorrer do tempo, experiências, estudos e pesquisas foram aparecendo outras terapias antroposóficas que somaram-se à abordagem do médico e vieram a ser complementos tão importantes como os medicamentos .
Temos atualmente várias terapias antroposóficas que podem ser utilizadas em benefício da estabilização de distúrbios sejam eles de ordem física, psíquica ou emocional.
Essas terapias seguem o princípio fundamental da imagem do homem pela antroposofia e desenvolvem abordagens no âmbito corporal, do movimento, da palavra ,do gesto e da comunicação ativa.

Listamos aqui essas terapias e outras ferramentas de ajuda:

Arte da palavra terapêutica.
Arte-psicoterapia.
Banhos com óleos de dispersão.
Cuidados de enfermagem antroposóficos.
Euritmia terapêutica.
Massagem Pressel.
Massagem Rítmica.
Método Extralesson para dificuldades na aprendizagem.
Musicoterapia.
Odontologia antroposófica.
Oleamentos corporais.
Osteopatia segundo a antroposofia.
Psicoterapia antroposófica.
Psicologia segundo a antroposofia.
Quirofonética.
Spacial Dinamik.
Socioterapia e Pedagogia terapêutica
Terapia artística.
Trabalho biográfico.

A Antroposofia estende-se não só no campo da saúde mas também nas artes, na agricultura, na pedagogia, na sociologia , na religião, etc. e traz um grande contributo ao mundo.

Somos o que pensamos, sentimos e agimos.

Esses 3 pilares da expressão humana são os pilares orientadores tanto para a Medicina Antroposófica como para as terapias que consideram o Homem como um Ser dotado de grandes forças transformadoras, corealizadoras e de atuação profunda no processo evolutivo de cada um, da Terra e da Humanidade.